sábado, 26 de março de 2011

Encontro das Fiandeiras-Guarda-Mor-MG

Mulheres fadas existem, elas são reais. Assim como, diversos tipos de seres habitam a Terra e fazem parte da Raça Humana, as mulheres fadas também convivem conosco, muitas vezes sem que elas mesmas saibam quem são. E assim como uma mulher fada, Dona Ana,mulher batalhadora teceu o encontro das mulheres fiandeiras. Nas primeiras horas da manhã chegaram cantando os mais belos versos que já ouvi.

Com mãos de fada o algodão foi se transformando em arte, uma expressão sincera do espírito das mulheres maravilhosas que por ali passaram.A cantoria do trabalho, realizado em mutirão, ajudava a marcar o ritmo e o movimento de fiar o algodão.

Em conversa com algumas mulheres que ali estavam pude perceber que a arte de fiar era uma atividade praticada desde cedo pelas mulheres da família, isto é, um trabalho feminino, desenvolvido ao longo das gerações. Segundo elas a arte de tecer era passada de mãe para filha desde os primeiros anos de vida. Esta atividade era utilizada como fonte de renda para o sustento da família. Dona Abadia, uma das artesãs relatou que havia o momento dos trabalhos coletivos, chamada de Traição, onde a dona da casa recebia a visita de várias outras mulheres que se achegavam para uma produção em maior escola e isto acontecia principalmente nos períodos de casamentos.Estes momentos eram chamados de “Mutirão das Fiandeira”. As mulheres ali presentes fizeram questão de ressaltar que a arte de fiar para elas representava não só trabalho mas também um lazer, por isso esta atividade era embalada por músicas.

Parabéns pelo trabalho de resgate da cultura popular e de identidade cultural  a todos aqueles que contribuíram para tornar visível e permanente o trabalho destas maravilhosas artesãs. Isto certamente contribuirá para que esta arte popular não desapareça e se torne cada vez mais uma importante expressão da cultura da comunidade.




 

7 comentários:

  1. kamilla
    Obrigada, minha querida!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. oie...
    Adorei...Ótimo a nova geração permutar o conhecimento e a história...
    bjosss

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosãngela,
    Parabéns pela continuidade do blog. Fico feliz por sabe que aprovou ser uma blogueira.
    Grande abraço
    Profª. Márcia

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa!!! adorei o blog.boa semana!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá! passando para dizer que adorei o blog,é muito divertido...
    bom trabalho!!!
    Terezinha

    ResponderExcluir
  6. Olá Rosangela,
    Sou educadora e este ano vou contar para os meus alunos do trabalho destas lindas mulheres. Tenho como referência o CD Cantos do Trabalho da Renata Mattar e Lucilene Silva. Quero me comunicar com você. Qual é o seu e-mail?
    Parabéns pela divulgação da nossa cultura!
    Camila Bruno
    São Paulo
    camilabruno@hotmail.com

    ResponderExcluir