segunda-feira, 15 de março de 2010

Benzer uma cultura tradicional popular


No município onde moro, Guarda-Mor- MG, a benzição se faz presente e é procurada por aqueles que tem fé neste trabalho desenvolvido principalmente pelas pessoas mais antigas do lugar. Quando trabalhava na cultura desenvolvemos trabalhos referentes ao assunto e numa pesquisa de campo entrevistamos um ilustre cidadão que carinhosamente é chamado de Sr. Terto. Ele reza de quebrante, diarréia, vento caído, dor de cabeça e por ai vai. Usa galhinhos de ramo verde, palavras invocando Deus e Nossa Senhora e avisa "que quem não tem fé nem precisa procurar pela reza".Como forma de divulgar a cultura tradicional popular registro aqui neste blog as orações de benzição.

Tertulino Gomes da Cruz                                                                   
Data de nascimento- 27/04/1932

Benzer de quebrante ( Benzer de cobra-nome do dono da fazenda e nome da cobra)

• Todas as vezes em que for benzer alguém iniciar com as orações do Pai Nosso e Ave Maria

Benzer de Quebrante

À Nossa Mãe Maria Santíssima e a Nossa Mãe Maria Virgem pelas cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Deus te fez, Deus te criou, Deus te batizou, Deus te crismou e Deus te consagrou.
Deus te salve cruz bendita, lá no céu ta escrita ( 3x)

Deus te salve casa santa lá no céu foi escrita (3x)

Deus e a Jesus que cure seus filhos e suas filhas (nome da pessoa)
Quero que Deus dá o poder de curar o mal ruim que está em (nome da pessoa)
Ar da noite, ar do dia, ar das estrelas, ar da lua, ar do sol, ar do dia, ar do tempo, ar das águas, ares preto, ares branco, ares amarelo.


Benzo ( nome da pessoa) de quebrante, mal olhado e vento virado.
Com dois eu lhe pus, com três eu lhe tiro, quando Deus pai, Deus Filho, Deus espírito Santo. Amém.

Nossa Senhora saiu para o mundo curando três mal, curando de feitiço, malefício, inveja, invição e olho ruim.
Com dois eu lhe pus, com três eu lhe tiro, com Deus Pai, Deus Filho, para sempre e Amém. Jesus

( Nome da pessoa) Em redor de _____________________ tem três conquista: São Pedro, São Paulo, São João Batista que defende do veneno, do feitiço, malefício, inveja, invição e olho ruim.
Com Deus eu lhe pus, com três eu lhe tiro, com Deus Pai, Deus Filho para sempre e Amém Jesus. (3x)

Benzer com três ramos: ( Ex: guiné, alecrim ou ramo verde)


Benzer de Cobreiro

Cobreiro bravo que corta?
Corta a cabeça, o meio e rabo.
Santa Iria perguntou a Santa Maria
Cobreiro bravo com que curaria

Com três palma do monte
Um Pai Nosso e uma Ave Maria ( 3x)

• Obs: Pega o ramo e circula ao redor do cobreiro falando as palavras (3x) para ele não aumentar e depois coloca o ramo para secar.


Oração para curar Dizipela ( benzer com um raminho)


Dizipela deu no tutano
Do tutano deu no osso
Do osso deu na carne
Da carne deu no sangue
Do sangue deu na pele
Da pele foi para as ondas do mar
Aonde não canta nem galo e nem galinha.


Oração para dor de cabeça de sol.

• Pano branco
• Garrafa branca com água (quando terminar de benzer jogar a água em água corrente)

Nossa Senhora saiu para o mundo
Sentou na pedra fria
Tirar sol e lua e sereno da cabeça de sua filha(o)
Pai Nosso, Ave Maria e oferece para Nossa Senhora do Desterro pra levar para as ondas do mar onde não canta nem galo e nem galinha.

7 comentários:

  1. Que bom Rosangela! Esta arte de benzer é para poucos.Eu por exemplo recebi o dom da benzição através de sonho.Benzo crianças de quebrante e mal olhado.

    ResponderExcluir
  2. OLA ,MEU NOME É PATRICIA BALDUCCI ,GOSTARIA QUE ALGUEM ME BVEZESSE DE AR TO FAZ 3 DIAS COM UMA DOR MUITO forte do lado esquerdo acima dos olhos e aqui não tem quem benze será que podera me benzer ?

    ResponderExcluir
  3. Oi, meu nome é Juliana e gostaria q vc me benzesse de quebranto, mal olhado. Gostaria muito de aprender a benzer, mais ja tentei e não deu certo. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana...eu não benzo...foi apenas uma publicação de resgate cultural ...porém na publicação que fiz tem oração para benzer de quebranto...peça para alguém por ex: sua mãe,pai ou alguém próximo a vc que faça a oração..."Se tiverdes fé no Senhor nada será impossível"Abraços

      Excluir
  4. ola meu marido apareceu com uma cosseira no 2 braços parece cobreiro so que nao sei benzer e aqui nao tem nigueim que benze sou na italia tem como benzer da longe.se alguem poder mim responder muito obrigado.ele se chama salvatore.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá..me desculpe a demora da resposta...na publicação que fiz tem oração para benzer de cobreiro...vc é a pessoa ideal para benzer seu esposo..."Se tiverdes fé no Senhor nada Será impossível"

      Excluir